sábado, 22 de novembro de 2008

PRODUTOS DIET E LIGHT

Foto by Rita Alves
Salvador - BA


Os termos estrangeiros "diet" e "light" já foram dicionarizados em nossa língua. Inclusive, estes termos são utilizados por nossa legislação.

Definição
diet não adoçado com açúcar
ligth 1 de valor calórico comparativamente mais baixo 2 cuja composição é suposta ou alegadamente menos nociva, em comparação com outras
Ref.: Houaiss, Dicionário da Língua Portuguesa - 2001

Estas definições "resumidas" trazidas pelo dicionário são usualmente utilizadas pela maior parte dos consumidores. Diet então seria um produto sem açúcar e light sem gordura. Só que NÃO é bem assim.

O TERMO DIET SEGUNDO A LEGISLAÇÃO

O termo "diet" pode, ser utilizado para os alimentos para dietas com RESTRIÇÃO de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio e outros fins específicos) e para alimentos exclusivamente empregados para controle de peso, e alimentos para dieta de ingestão controlada de acúcares.Ref: Portaria n º 29, de 13 de janeiro de 1998 do MS
Notem que um alimento pode ser "diet" em carboidrato; "diet" em gordura; "diet" em proteína; "diet" em sódio e outros.

O termo "LIGHT" ou "LITE" ou LEVE pode ser utilizado quando for cumprido o atributo BAIXO.
Em relação ao Valor Energético Total a redução mínima tem que ser 25% comparado ao produto convencional. E não pára por aí não...
Ref.: Portaria nº 27, DE 13 DE JANEIRO DE 1998 do MS
Portanto, TODO PRODUTO DIET PODE SER CHAMADO DE LIGHT (vai depender da jogada de marketing do fabricante).

Por isso a importância dos rótulos..Os fabricantes devem obedecer as exigências da legislação para não induzir os consumidores ao erro.

*************************************
Tem um artigo do Lancha Jr (Doutor em nutrição) que fala sobre as Dietas Hiperglicídicas, ou seja "dietas ricas em carboidratos".

O artigo traz os efeitos da substituição isoenergética de gordura por carboidratos sobre o metabolismo de lipídios, adiposidade corporal e sua associação com o risco de doença cardiovascular.
***********
IMPORTANTE: A maioria dos consumidores considera erroneamente que alimentos pobres em gordura não são capazes de gerar acúmulo de gordura corporal, pois esses produtos sempre estão associados a imagens como esta aí acima (de pessoas leves e saudáveis).

********************************
Daí a importância do nutricionista para "balancear" sua dieta, não sendo suficiente o uso de alimentos diet e light para se ter uma alimentação saudável.

********************************
Muitos desses alimentos pobres em gorduras contêm grande concentração de açúcar e amido.

*******************************
Procure hoje mesmo um nutricionista ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

oi gostaria de receber uma dieta para eu emagrecer 6 kg se voce poder me ajudar, jgsouza01@uol.com.br adorei todas as suas reportagens...

sp2 disse...

Olá Doutora.

Há 1 ano e 9 meses, eu tinha 150 Kg. Tenho 32 anos, 1.77m.
Começei fazendo caminhadas, e hoje corro 14 Km por dia além da musculação.
Eu comia 10 pãezinhos por dia, 5 Kg de arroz por semana, tudo muito exegerado...
Hoje tenho meu apetite moderado, mas, uma vez por semana como uns 7 pãezinhos(não consigo parar, rs ).
Enfim, hoje tenho 82 Kg, e pretendo emagrecer mais uns 6 kg.

Obrigado por ler este meu comentário.

meu msn: davidkingrj@hotmail.com

Até mais!! .~]

Ana Paula Macedo disse...

Davi, parabéns por essa conquista.
Em relação ao pão, vc viu na postagem "coitadinho do pão francês" que não precisa retirá-lo do cardápio. Agora ao invés de comer 7 pãezinhos em um só dia vc poderia comer 1 por dia, pois a ingestão de calorias deve ser controlada diariamente.
Não faz sentido ficar se privando de um alimento e depois em um só dia comer o que vc poderia comer em 1 semana de forma fracionada.