sábado, 13 de dezembro de 2008

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME e/ou DISTÚRBIO BIOLÓGICO

Foto http://oblog.com.br/asttro/voce-e-o-que-voce-come

Quem nunca ouviu esta frase "Você é o que você come"

E esta outra "Para emagrecer é só fechar a boca" (essa é a pior).

Nem sempre os obesos são obesos porque comem muito. Para surpresa de muita gente, devo dizer que os estudos sobre a ingestão de alimentos que comparam obesos com não obesos não são conclusivos. Há de tudo, desde gente que, realmente, come demais, até, pasmem, obesos que comem menos do que as pessoas que apresentam peso normal.

O Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e uma sumidade no assunto "obesidade" fala no seu livro "Entenda a obesidade e emagreça" que ninguém é gordo porque quer, e que em geral obesidade é DOENÇA.

Resumindo: há obesos que não comem demais, se comparados a magros. Possivelmente, o organismo desses obesos tem mais facilidade para estocar o excesso de calorias sob a forma de gorduras. Além disso, deve exisitir neles mecanismos que facilitam mais a queima de calorias provenientes de outros depósitos e não das gorduras. Por outro lado, há o fato de que existem os gordos que comem demais.
Este é o cerne da questão. ENGORDA-SE POR DISTÚRBIO BIOLÓGICO também.
Ref Halpern, Alfredo & Franciatto, Claudir

Um comentário:

Unknown disse...

Dr no meu caso eu já desisti de procurar ajuda.Já fiz todos os regimes que vc possa imaginar.Nunca emagreci uma grama.Foi um alivio para mim ler essa materia.Eu não gosto de nenhuma comida,não consigo comer nada de comida, adoro saladas e churrasco como uma vez por mês.salada todos os dias.Minha alimentação é :
Café da manhã: uma xícara de café preto ou chá sem açucar, um pãozinho frances sem o miolo(tbém não gosto de muito miolo)
Almoço: Saladas variadas (repolho branco e roxo, alface, tomate, pimentão, cenoura e cebola)
Lanche da tarde: chá preto e um pãozinho sem miolo.
Janta : Um copo de suco de laranja com duas colheres de ração humana(feitas com 16 cereais sem açucar mascavo) depois das 6 não como mais nada até as 10 ai eu como uma maçã.
Eu como isso desde os 25 anos e não enjou.Estou com 52.
Estou bem acima do meu peso .Tenho 1.56 e peso 59 kg.Eu fiquei muito anos entre 52 e 54.Agora fazem 10 anos que estou entre 59 a 61 .
Não sei o que eu posso retirar da minha alimentação para voltar ao meu peso já que como tão pouco.
Bem é isso.Se vc puder me ajudar, eu agradeceria.
Cristina