quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Eu e Ron Maughan


No XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte em 2003, eu estava ansiosa para assistir a palestra do Ron Maughan - um dos autores do livro "Bioquímica do Exercício e do Treinamento".

Na sua apresentação ele abordou o assunto "Cãibras musculares".

Eu ouço muito do público leigo que a melhor coisa para cãibras é comer banana por ser rica em potássio.
E recentemente ouvi que por ser rica em ferro a banana melhoraria as cãibras. Rica em ferro????????
******************************
Eu já percebi que o grande problema é que como o nosso instrumento de trabalho é o alimento, que é acessível a todos, de nutricionista todo mundo tem um pouco.
********************
Mas, voltemos ao assunto "cãibras".
Pois é!! Eu estava ansiosa para saber o que o Ron Maughan iria falar sobre nutrição e cãibras.
E eu me lembro exatamente das palavras dele: Pode ser frustrante a minha recomendação para se combater as cãibras: água e sal de cozinha. Mas é o que as pesquisas têm demonstrado.
************************
Sem fazer propaganda, a bebida esportiva "Gatorade" contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido e ainda atende aos padrões da FDA - Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, para alimentos com baixo teor de sódio.
********************************
Logo, o problema não é o potássio e sim o SÓDIO..E se a gente presenciou várias vezes o tenista Gustavo Keurten, o Guga, comendo banana nas partidas, devia ser por motivos outros que não as cãibras.
*******************************
Por muitos anos, jogadores atribuíram cãibras à falta, no organismo, de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras. As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos com dieta. Consequentemente, um déficit desses minerais é raro.
Craig A. Horswill - Cãibras musculares: Causas e tratamentos - 1996.

Nenhum comentário: